São Paulo, outubro de 2024 – Criar brinquedos com materiais recicláveis e reaproveitáveis é como dar uma nova vida a objetos que, de outro jeito, seriam jogados fora. Assim, você ajuda o planeta e ainda se diverte!
Quer alguns exemplos? Com caixas de leite longa vida, você pode montar um robô incrível, vindo de uma galáxia distante, ou até construir um caminhão corajoso, pronto para carregar seus brinquedos favoritos. Palitos de sorvete podem ser transformados nas asas de um incrível avião.
Ficou interessado em usar a imaginação e a criatividade para montar brinquedos bem legais? Então aqui vai um convite. Nesta semana, nós da Fábrica Makers levamos o Laboratório Criativo Nestlé para Guarulhos, cidade da Grande São Paulo.
Nossos monitores explicam tudinho, em oficinas com duas horas de duração para crianças a partir dos 6 anos. Esperamos você de quarta a domingo (9 a 13 de outubro), na unidade Bosque Maia do Barbosa Supermercados (avenida Tiradentes, 1.558). Para participar dessa diversão, é só comprar R$ 25 em produtos Nestlé no supermercado e garantir sua vaga.
Além de criar brinquedos incríveis com materiais recicláveis, existem outras maneiras superlegais de ajudar o meio ambiente! Quer algumas dicas mágicas? Vamos lá!🤖🎨
Essa é uma atividade que pode ser desenvolvida em forma de brincadeira, desafiando a criança a descobrir quais são os resíduos gerados em casa e como devem ser separados. Adotar lixeiras coloridas de coleta seletiva e colocá-las em um lugar de destaque na casa ajuda a despertar nas crianças a consciência e a responsabilidade sobre o destino certo dado aos resíduos.
A redução na produção de lixo descartável, como copos, talheres e guardanapos, também deve estar na lista da educação ambiental infantil. Fale para o seu filho escolher um copo plástico reutilizável para levar sempre consigo. Essa prática também pode ser usada em casa, com outros objetos reutilizáveis que iriam para a reciclagem.
Cultivar pequenas plantas em casa é uma ótima ideia para trabalhar a sustentabilidade com as crianças. Muitas delas nem conhecem a origem dos alimentos que consomem. Diante dessa realidade, ter uma horta em casa pode ser uma excelente estratégia para colocar a criança em contato com as plantas e com a alimentação saudável.
O uso da criatividade para criar brincadeiras pode ajudar a resolver uma das tarefas mais difíceis para crianças: o banho rápido. Uma dica é usar um cronômetro e transformar esse momento em uma “corrida contra o tempo”. Colocar uma música curta e divertida e explicar que o banho deve terminar antes do seu término é outra dica.